sexta-feira, 23 de março de 2012

Reuniões 'piratas' em Berlim inspiram brasileiro a criar cerveja de erva-mate

Membro do Partido Pirata, Fabrício do Canto sedia reuniões regadas à erva.
Fusão de erva-mate e 'bier', a 'mier' já tem produção de 16 mil litros.
Fonte: G1

Fusão de erva-mate e cerveja, o que dá? "Merveja"? "Cervate"? Em alemão, fica mais fácil. O brasileiro Fabrício Martins do Canto teve a ideia no final do ano passado e um amigo ajudou a batizar a "mier", mistura de mate e "bier" - cerveja, em alemão.
O brasileiro Fabrício e a mulher, a indiana Krithika,
brindam com cerveja em Berlim (Foto: Fabrício
Martins do Canto/Arquivo pessoal)

Membro ativo do recente Partido Pirata alemão, Fabrício desde o ano passado hospeda reuniões políticas do grupo em seu café e espécie de "espaço multiuso", o Meta Mate, na capital Berlim.

"O mate já é em Berlim uma bebida de cena, eles chamam de 'club-mate'. E em convenções de hackers e do partido pirata. É a bebida mais tomada", conta.

O partido foi fundado a partir da iniciativa de hackers e de usuários da internet que queriam uma alternativa aos partidos já existentes nas eleições. E a paixão do grupo pela bebida é evidente, diz Fabrício.

"Caos Computer Club, CCC. Esse é o 'hacker space' onde nasceu o Partido Pirata na Alemanha. Todos os anos eles têm uma convenção famosíssima em dezembro em Berlim, e em um final de semana no ano passado eles tomaram 6 mil litros de club-mate e 500 garrafas de cerveja", lembra o gaúcho da cidade de Alegrete.

Fabrício resolveu unir as duas bebidas: uma, paixão mais recente no país e em outros lugares da Europa; outra, tão tradicionalmente consumida na Alemanha que tem até uma "lei áurea" que regulamenta a produção.

"Seguimos as leis de pureza alemã (água, malte e lúpulo), acrescentando apenas o mate como um quarto ingrediente", conta.

"Misturar mate e bebida alcoólica não é uma coisa muito nova no Brasil. Se você for em uma praia no Sul, vê o pescador tomando um chimarrão, uma cachaça, um chimarrão... A ideia não foi minha!", brinca.

Ele também lembra que já há ao menos uma cervejaria no Brasil que possui uma cerveja com sabor de mate.

A diferença é que os produtos originários do mate na Alemanha são feitos a partir de xarope de mate, afirma o brasileiro. Já a cerveja criada por ele usa a própria erva. "E no mês que vem estamos lançando os refrigerantes, que também são feitos direto da erva-mate", antecipa.

O brasileiro ao lado do rótulo da 'mier' cerveja idealizada durante uma reunião do Partido Pirata no café Meta Mate (Foto: Fabrício Martins do Canto/Arquivo pessoal)

Sucesso
O brasileiro, que se mudou para Berlim pela primeira vez em 1994, afirma que a repercussão positiva da nova bebida é tanta que já há interesse de pessoas em outros países querendo vender o produto. E a ideia foi e continua sendo mantida com o princípio de financiamento coletivo.
O mais interessante é a substância theobromina. É algo que se encontra no chocolate e também está na erva-mate mas não no café, e dá uma sensação de felicidade, bem estar, bom humor"

Amigos e conhecidos que gostaram e quiseram apostar na ideia contribuíram inicialmente com 20 euros, com direito a receber algumas garrafas da produção inicial. "Começamos fazendo só a mistura, depois fizemos os primeiros 40 litros, depois 400 litros, e agora estamos com dois tonéis de 800 litros cada."

O passo agora, segundo Fabrício, é colher colaborações com cotas de 500 euros que darão ao comprador o direito de ser acionista, com 1% de participação.

Entre as características da cerveja estão o processo mais artesanal sem filtragem nem pasteurização, 5,3% de teor alcoólico e 0,8 mg de cafeína a cada 100 ml, que ajudam a deixar o bebedor "wired" ("ligado"). A quantidade é bem menor que a existente em uma xícara de café (mais de 20 mg de cafeína no mesmo volume), mas é bom lembrar que cerveja não se bebe em xícara.

"O mais interessante é a substância theobromina. É algo que se encontra no chocolate e também está na erva-mate mas não no café, e dá uma sensação de felicidade, bem estar, bom humor", afirma, lembrando que a ideia não surgiu do nada.

"É uma coisa com fundamento, eu pesquisei por alguns anos a erva-mate e consegui o apoio da da Câmara da Indústria e Comércio de Berlim para uma pesquisa."

Nenhum comentário:

Postar um comentário