domingo, 9 de outubro de 2011

Consumo moderado de álcool pode diminuir risco de asma

"Embora o consumo de álcool excessivo possa causar problemas de saúde, os resultados do nosso estudo sugerem que a ingestão moderada pode reduzir o risco de desenvolver asma” - Sofie Lieberoth, do Hospital Bispebjerg, na Dinamarca.

O consumo de bebidas alcoólicas em quantidades moderadas pode ser capaz de reduzir o risco de asma, segundo estudo apresentado no Congresso Anual da Sociedade Respiratória Europeia. De acordo com a pesquisa, quem consome entre uma e seis unidades de álcool por semana tem maior resistência à doença. Uma taça média de vinho possui duas unidades de álcool e meio litro de cerveja corresponde a 2,5 unidades.
Foram pesquisados 19.349 irmãos gêmeos entre 12 e 41 anos. Todos os participantes responderam a um questionário no começo e no fim do estudo - a pesquisa levou oito anos para ser concluída. Os resultados mostraram um menor risco de asma no grupo que teve um consumo moderado de álcool - menos de 4% dos que beberam entre 1-6 unidades por semana desenvolveram asma. Aqueles que bebiam raramente ou nunca bebiam eram 1,4 vez mais propensos a desenvolver a condição.
Quem bebia demais também teve 1,2 vez mais chances de desenvolver a doença. A pesquisa ainda sugere que a preferência por beber cerveja foi associada a um risco aumentado de asma quando comparado com pessoas que não declararam nenhuma preferência.
Estudos anteriores já haviam insinuado uma ligação entre a ingestão excessiva de álcool e ataques de asma. Este estudo, porém, é o primeiro acompanhar o consumo de álcool e o aparecimento da asma por um longo período. "Embora o consumo de álcool excessivo possa causar problemas de saúde, os resultados do nosso estudo sugerem que a ingestão moderada pode reduzir o risco de desenvolver asma. Ao examinar os fatores associados ao desenvolvimento da asma, vamos poder entender mais sobre o que causa a doença e como preveni-la”, diz Sofie Lieberoth, do Hospital Bispebjerg, na Dinamarca.

Veja vídeos sobre esse assunto clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário