segunda-feira, 18 de julho de 2011

Conheça cervejas ideais para espantar o friozinho do inverno

Por Juliana Crem do site Terra

As cervejas são facilmente associadas aos dias quentes de verão. Afinal, por vivermos em um País tropical, a maioria das cervejarias industriais investe nas propagandas que ligam a bebida aos dias de verão e ao churrasco ao ar livre. Todavia, a bebida também pode – e deve – ser amplamente consumida no inverno. “Os estilos mais alcóolicos e encorpados costumam ser os mais recomendados, já que o álcool ajuda na sensação de aquecimento do corpo”, destacou a Beer Sommèliere Kathia Zanatta, da capital paulista. “Costumamos sugerir ainda cervejas mais robustas e com pouca carbonatação para o consumo nesta estação”, explicou Marcelo Ponci, zitólogo e sócio da empresa Cerveja Gourmet, que vende a bebida pela internet. Dentre os estilos mais indicados estão Bock, Weizenbock, Dubbel, Tripel, Strong Dark Ales, Stout, Barley Wine, Old Ale e India Pale Ale . Elas devem ser servidas entre 7 e 13°C: “quanto mais elevado o teor alcoólico, maior a temperatura de serviço”, ensinou Kathia, que recomendou servir estas cervejas em copos largos e de boca mais aberta, por serem mais aromáticas e complexas. “Uma taça de vinho tinto é excelente opção para quem não tem o copo certo de cada estilo. No caso da Barley Wine, um snifter (copo de conhaque) é ainda melhor”.
O mais bacana é que estas cervejas podem ser harmonizadas com pratos típicos da estação. “O bacana é fazer experimentações para ver o que realmente fica legal. Além disso, essas são cervejas para serem degustadas. É qualidade e não quantidade. O ideal é, com o paladar limpo, tomar um gole da cerveja, sentir suas características, provar o prato e ingeri-la novamente para ver como ficou”, disse Ponci. Kathia sugeriu algumas combinações gerais:
- Bocks (6,8% de álcool): carnes vermelhas grelhadas, fondue de queijo, frios como salame e presunto Parma;
- Weinzenbock (8,2%): carpaccio, goulash, carne de vitela e queijos azuis;
- Dubbel e Strong Dark Ales (entre 7 e 11%): cassoulet, queijos azuis e trufas de chocolate ao leite;
- Tripel (8,5%): paella, mexilhões, queijos azuis e raclette;
- Stout (5 a 10%, dependendo da variação): ostras, escondidinho de carne moída, torta de nozes pecan, chocolates amargo e meio amargo e tiramissú;
- Barley Wine (10,5%): castanhas variadas, queijos azuis e creme brulée;
- India Pale Ale (7,5%): queijos azuis, enchilada de frango (panqueca de massa de milho mexicana), carne de faisão assada.

Confira a reportagem no site Terra e a descrição de 30 diferentes tipos de cervejas para você degustar nesse inverno.


A cervejaria Vinil também tem cerveja para espantar o "friozinho"

Trata-se da Vinil Hurricane - Imperial IPA, que é um estilo de cerveja norte americano. Ela foi assim batizada por dois motivos. Primeiramente por ser uma referência ao boxeador Rubin "Hurricane" Carter, eternizado musicalmente na voz do também norte americano Bob Dylan. A Vinil Hurricane possui um nocaute de lúpulos, seu IBU, unidades de amargor, chega a 35. O segundo motivo são os 7,8% de teor alcoólico que podem te deixar "meio" tonto após alguns goles, assim como o fenômeno natural estampado em seu rótulo. Mas, lembre-se: "slow beer" - beba sem pressa e com moderação.

Bem, a temporada de furacões também começou aqui no hemisfério sul, sua primeira aparição neste ano será na 29º edição do Clube do Lp no bar Frei Tuck, dia 21 próximo, no formato de chope. Vai encarar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário