terça-feira, 17 de julho de 2012

Turismo: os melhores lugares cervejeiros do Brasil

Fonte: blog Allbeers

Confira abaixo os bares/restaurantes em BH onde apreciar a cerveja especial é especialidade da casa. No link acima, você também confere a lista das cidades de São Paulo, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Serra Gaúcha, Blumenal e Curitiba 

Belo Horizonte por Rodrigo Lemos - Beer Architecture

Belo Horizonte é conhecida por todos como Capital Nacional dos Bares, dada a maior quantidade de bares per capita do país que nossa cidade possui. A tradição do belorizontino de frequentar este tipo de estabelecimento é tanta que existe inclusive uma máxima que diz “se não tem mar, vamos para o bar!”
Com tamanha predileção pelo saudável ato de encontrar os amigos para jogar conversa fora bem acompanhado de uma cervejinha, o belorizontino tinha tudo para se interessar pela revolução da cultura cervejeira que vem acontecendo nestes últimos anos. E não foi diferente.
Ainda na década de 90, mais precisamente em 1997, foi inaugurada, bem próxima ao BH Shopping, a primeira microcervejaria do estado. Era a Krug Bier, uma microcervejaria que então funcionava como brewpub, ou seja, o bar era dentro da cervejaria. Em pouco tempo eles já contavam com quatro tipos de chope (lager, keller, weizenbier e munich dunkel) e também faziam delivery, o que contribuiu muito para a fama de seu chope. Em 2004 a cervejaria lançou seus produtos em garrafa, batizando a linha de Áustria, contando hoje com cinco rótulos distribuídos nacionalmente. Hoje a Krug conta também com a maior fábrica em volume de produção do estado, que fica no bairro Jardim Canadá, e com seu bar próprio na Rua Major Lopes, tradicional setor boêmio da cidade.

Krug Bier (foto: Baco e Ninkasi)

De lá pra cá, o número de microcervejarias só faz crescer, tornando BH e região um dos grandes pólos de produção da bebida, produção que não só é vendida em garrafas nacionalmente como também em chope por vários bares da cidade.
Outros bares que fazem parte da história boêmia e cervejeira de Belo Horizonte são o Haus München e o Stadt Jever. O primeiro foi, durante muitos anos, um tradicional restaurante alemão da cidade, que no início dos anos 2000 ganhou uma nova cara ao ser administrado pelo experiente empresário do ramo Rodrigo Ferraz. O resultado foi uma casa moderna, de atendimento diferenciado e foco na oferta de vários rótulos de cerveja, isso já em 2004, 2005, permanecendo até hoje como importante casa do meio cervejeiro. Já o Stadt Jever é um capítulo à parte. Um dos bares mais famosos e tradicionais de BH, próximo de onde funcionou, de 2006 a 2011, outro lendário bar cervejeiro de BH, o Frei Tuck Slow Beer, o Stadt Jever é um autêntico pub alemão que recentemente recebeu a intervenção de ninguém menos do que a equipe da cervejaria Wäls, que deu vida nova ao bar, transformando-o em mais um destino obrigatório para quem gosta de boas cervejas. Mas os meninos da Wäls não pararam por aí. Inaugurado no dia 07 de julho, no bairro de Lourdes, oEmpório Serafina conta com 16 torneiras de chope, entre rótulos da Wäls, de cervejarias mineiras como a Falke Bier, Küd e Taberna do Vale e nacionais como a Colorado, a Way e tantas outras, além de chopes importados e cervejas diversas.

Stadt Jever (foto: Guia BH)

Outra grande cervejaria que tem presença forte em BH e que conta com seu próprio bar é a Backer. Localizado no Shopping Pátio Anchieta, zona sul da cidade, o pub alia cardápio criativo inspirado na gastronomia mineira com a linha de produtos da cervejaria, em chope e em garrafa. A Backer conta ainda com extensa linha de quiosques-bar distribuídos em diversos shoppings de BH e até mesmo no tradicionalíssimo Mercado Central.
Não podemos esquecer o Rima dos Sabores, restaurante de carnes exóticas de cozinha extremamente criativa e premiada, capitaneada pelo Juliano Caldeira. O Rima é outra casa intimamente ligada à cultura cervejeira, onde, além de petiscos de javali, avestruz e jacaré e pirotecnias à base de bacon, você pode degustar os chopes da Falke Bier e da Küd que não chegam aos outros estados, como o vienna lager Red Baron, a IPA Kashmir e a IBA Blackbird, num ambiente em que você se sente em casa.


BH ganha praticamente a cada mês uma novidade no setor. Nomes como Mello Pizzaria, Bar Seu Romão, Obardô, Mambo Drinkeriae os pubs irlandeses Celtic e Duke ‘n’Duke contam com opções de chopes artesanais e/ou cervejas especiais em seus cardápios.
E para quem quer ir além da experiência dos bares e quer conhecer as cervejarias, este que vos fala organiza o Beer Tour, que leva os turistas para conhecer este grande número de micros e nanocervejarias da região, bares e lojas especializadas. Maiores informações no meu blog, o Beer Architecture, ou na minha página pessoal no Facebook.
Venha a BH provar da hospitalidade mineira e da nossa paixão por boas cervejas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário