sábado, 28 de janeiro de 2012

Copos de Cerveja: o Yard

Já pensou em tomar uma cerveja em um tubo de ensaio? Bem, é mais ou menos isso que se sente quando se usa o yard. Desenvolvido na Bélgica, por Pauwel Kwak, conteporâneo de Napoleão Bonaparte, possibilitava que o mesmo fosse encaixado nas carruagens para que os cocheiros pudessem tomar cerveja do lado de fora do bar. Na época, não era permitido a eles frequentarem esses estabelecimentos. Claro que o Sr. Kwak era dono de bar, cervejeiro e empreendedor. O desenho do copo o permitia ser fixado em uma pinça de madeira, presente tanto no suporte do copo para a mesa, quanto nas carruagens.

Com quase um metro de altura, ele hoje é muito utilizado em competições, principalmente na Alemanha, Inglaterra, Áustria e Nova Zelândia. O desafio é beber todo o conteúdo em um menor tempo possível. A dificuldade está nos últimos goles, quando a cerveja que está na parte redonda do fundo, em maior volume, desce e dificulta beber sem entornar.
Mas também existem as versões menores desse copo, com capacidade de 400mL, para se beber bem devagar, apreciando a Kwak, cerveja tipo ale, produzida desde 1791. Saúde!

Fonte: internet e Larouse da Cerveja - Ronaldo Morado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário