quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Cerveja em quantidade moderada pode fazer bem, diz estudo

Espanhóis dizem que a bebida combinada a uma dieta mediterrânea pode proteger o sistema cardiovascular
por Redação Galileu
Cerveja em pequena quantidade combinada a uma alimentação rica em vegetais pode diminuir risco de pressão alta // Shutterstock

Tomar cerveja em quantidades moderadas pode fazerm bem para a saúde, segundo estudo apresentado no Colégio Oficial de Médicos de Astúrias. De acordo com a pesquisa, a bebida pode diminuir riscos de diabetes, pressão alta e até ajudar a perder peso. A famosa barriga de chope, no entanto, continua sendo ruim para a sua saúde. Os pesquisadores alertam que pequenas doses de cerveja teriam que ser combinadas à uma dieta mediterrânea e exercícios físicos.
Os pesquisadores Ramon Estruch e Rosa Lamuela testaram 1.249 homens e mulheres com mais de 57 anos, quando o risco de doença cardiovascular é maior. Eles descobriram que aqueles que acompanhavam uma refeição no estilo mediterrâneo com até meio litro de cerveja mantinham o peso, e, em alguns casos, chegaram a perder medidas.
Os médicos acreditam que a cerveja tenha o mesmo efeito do vinho tinto em quantidades moderadas. As bebidas fermentadas manteriam algumas propriedades dos cereais com os quais foram produzidas e a cerveja contém ácido fólico, vitaminas, ferro e cálcio, que têm efeito protetor do sistema cardiovascular. Além disso, contém menos álcool se comparada a outras bebidas.
De acordo com o estudo, mulheres deveriam beber até dois copos pequenos de cerveja por dia, enquanto homens poderiam ingerir três. Mas os benefícios encontrados pelos pesquisadores só acompanham as pessoas que têm uma dieta rica em peixes, verduras, legumes, cereais integrais e azeite de oliva – base da alimentação mediterrânea.
E cuidado, o estilo de beber cerveja dos alemães e britânicos, em grandes quantidades e sempre acompanhada de petiscos gordurosos e calóricos, não tem benefícios para a saúde e ainda aumenta a barriga.

Texto e foto: Revista Galileu

Nenhum comentário:

Postar um comentário