quarta-feira, 28 de agosto de 2013

POLO DE CERVEJAS ARTESANAIS É A MAIS NOVA APOSTA DO TURISMO EM BH

Sexta-feira, 23 Agosto, 2013, por: Belo Horizonte Assessoria de Comunicação

O turismo cervejeiro na capital mineira e entorno vem crescendo à medida que o mercado de cervejas artesanais aquece.

A busca pelas cervejas artesanais está na pauta do turismo brasileiro. Belo Horizonte, que é reconhecida mundialmente como a capital brasileira dos bares, há alguns anos vem apostando também na fabricação desta bebida que incrementa e diversifica a oferta gastronômica da capital mineira.
O estado possui 30 fábricas de cerveja, das quais 24 são micro-cervejarias. Somam-se a elas, mais aproximadamente 180 produtores caseiros, aglutinados na associação Acerva Mineira. Considerando apenas as micro-cervejarias, hoje, são produzidos cerca de um milhão de litros de cervejas especiais, a maioria na Grande BH.

Em Belo Horizonte, a mais antiga microcervejaria da cidade, a Krug Bier, no bairro São Pedro, aberta em 1997, fabrica seis tipos de chope e cinco rótulos da cerveja Áustria. Atualmente, são mais de 2,2 milhões de litros produzidos por ano, e distribuídos em 140 pontos de venda da Grande BH. Outra cervejaria famosa na capital, a Wäls, já foi eleita a “cervejaria do ano” no concurso sul americano South Beer Cup. Falke Bier e Backer também são nomes conhecidos na capital mineira.

Não restam dúvidas de que a cerveja encontrou em Belo Horizonte um cenário ideal para sua expansão, dada a cultura do boteco da cidade. Mas as possibilidades não se encerram por aí. A difusão da cultura cervejeira demanda que as fábricas tenham estrutura para recebimento de visitantes e a cidade já oferece roteiros estruturados de visitação turística às cervejarias.

De acordo com o presidente da Belotur, Mauro Werkema, o Pólo das Cervejas Artesanais integra mais uma opção de fomento ao turismo e à economia da capital mineira.“Aplica-se a Belo Horizonte o conceito de “economia criativa”, em que predominam atividades econômicas baseadas na criatividade, na inovação, na tecnologia e no conhecimento. E a produção das cervejas se enquadra nessa categoria. Nossa meta é incentivar o turista a conhecer a culinária de nossa cidade, apreciar o modo de produção e os sabores dessa bebida que tanto agrada ao turista”, destacou Werkema.

Em uma parceria da Belotur com a Associação Brasileira dos Agentes de Viagens (ABAV-MG) um roteiro turístico já está sendo comercializado e à disposição do público apreciador da bebida. A empresa Libertas Receptivo oferece o Tour de Cervejas Artesanais e o Beer Tour –roteiros turísticosem Belo Horizontee entornoque exploramtodas as possibilidades da cerveja artesanal, levando o visitante às microcervejarias da capital e região e também aos bares e lojas especializadas. De acordo com Fernanda Fonseca, diretora da empresa, o público de interesse no segmento é crescente e está em permanente busca de novas experiências. “A cerveja artesanal vem complementar a oferta da tradicional gastronomia mineira que é tão apreciada pelos públicos nacional e estrangeiro”, destaca Fonseca.

Ocupando, hoje, o segundo lugar em produção de cervejas artesanais do país, Minas Gerais já produz 55 dos 120 estilos existentes no mundo. Segundo Cristiano Lamego, superintendente executivo do Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas em geral do Estado de Minas Gerais – SindBebidas - as cervejarias mineiras estão se destacando porque oferecem ao mercado uma grande variedade de estilos de cerveja. “Essa diversidade é uma das principais características do movimento microcervejeiro de Minas Gerais”, diz Lamego. E completa: “Temos produtores investindo em pesquisa e inovação.”
Há dois anos, Rodrigo Lemos faz roteiros mensais e visita as principais cervejarias de Belo Horizonte e região como forma de atender a essa demanda, que vem crescendo à medida que o mercado de cervejas artesanais se aquece. “As cervejarias estão começando a se preparar melhor para receber um fluxo de turistas crescente, que deve atingir seu auge em 2014, na Copa do Mundo”, é o que afirma o zitólogo e beer sommelier.

Lemos também foi o organizador do Beer Tour, primeira iniciativa de turismo cervejeiro em Belo Horizonte, em 2011. Segundo ele as cervejarias de Belo Horizonte já receberam vários prêmios em conceituados concursos internacionais de cerveja. “Elas produzem vários estilos de cerveja, de inspiração belga, alemã, inglesa e americana, que são as quatro grandes escolas cervejeiras mundiais”, explica Lemos.

A força dos grandes eventos - Belo Horizonte vem atraindo o turista interessado em cerveja, também, por meio de eventos promovidos na cidade. No próximo mês, a capital será sede do Minas MixBeer, entre 6 e 7 de setembro. O evento deve atrair cerca de 10 mil pessoas entre profissionais e apreciadores da cerveja. Por acreditar também no incremento de negócios que as cervejas artesanais propiciam à capital mineira, a Belotur, empresa de turismo da prefeitura de Belo Horizonte, contemplou o evento em seu 9° Edital de Seleção para Concessão de Subvenção e será uma das apoiadoras do Minas MixBeer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário