1.789 litros de Tropicália, a cerveja de trigo da Vinil. 1.789? Feitos na Inconfidentes? Você é bom de história do Brasil?
quinta-feira, 30 de maio de 2013
terça-feira, 28 de maio de 2013
segunda-feira, 20 de maio de 2013
sexta-feira, 17 de maio de 2013
Guia de cervejas brasileiras: Brasil Beer
FONTE: "Divirta-se" do Estado de Minas
Mestres cervejeiros e apaixonados pela bebida possuem agora um aliado na busca por microcervejarias ao redor do país. A arte da produção artesanal de cerveja pelos quatro cantos do Brasil é tema do guia ‘Brasil Beer: O guia de cervejas brasileiras’, que será lançado em sessão de autógrafos nesta quinta-feira (16), na Livraria Leitura do Pátio Savassi.
De autoria dos especialistas no tema Henrique Oliveira e Helcio Drummond, o livro mistura guia turístico e catálogo em uma verdadeira “Road trip” degustativa por 157 cidades brasileiras. No “mapa da mina”, o leitor é convidado a conhecer mais de 450 cervejas e 120 microcervejarias, além dos pontos turísticos e belezas das cidades visitadas. “Este é o primeiro guia completo de turismo cervejeiro com foco exclusivo no Brasil, que abrange microcervejarias com uma amplitude maior. A ideia é que o leitor viaje com a gente pelo Brasil, conhecendo o estilo de fazer cerveja de cada local”, explica o mineiro Henrique Oliveira, cervejeiro e ex-presidente da Associação de Cervejeiros Artesanais de Minas (ACervA Mineira).
Com a proposta do “turismo cervejeiro”, o livro foca tanto nos aficionados pela arte quanto os interessados no turismo gourmet. “Ao falarmos dos pontos turísticos e dos programas de cada local, fizemos com que o livro ficasse mais leve, e não uma coisa massiva focada só em cerveja”, completa Oliveira.
Mapa do Brasil
Da mesma forma que um mapa, o guia foi crescendo inesperadamente e ganhando volume à medida em que a dupla desbravava novos locais e microcervejarias. “A ideia começou como um compêndio, com as cervejas definidas por ordem alfabética. O volume das marcas foi crescendo e passou a fazer sentido separarmos o guia por regiões”.
Cada uma das regiões está contemplada com uma cor distinta, facilitando a localização de informações sobre as cidades produtoras, com um serviço completo para os que pretendem conhecê-las, incluindo desde onde se hospedar até serviços de táxi disponível.
O trabalho de catalogação foi dividido então em duas frentes: enquanto Henrique levantava microcervejarias e marcas, Hélcio adquiria informações relevantes sobre as cidades como: pontos turísticos, hotéis e restaurantes e como chegar.“Queremos que o aficionado em cerveja não só descubra a bebida, mas que consiga encontra-la no local onde é feita e saiba aproveitar aquele local”, explica Henrique. “Vamos dizer, por exemplo, que você chegue a uma determinada cervejaria e ela está fechada. Com o guia, você pode localizar quais são os restaurantes que vendem a cerveja, e assim a degustação não é perdida”, explica.
Em Minas Gerais
No Brasil Beer, estão presentes nove cidades mineiras, sendo elas Belo Horizonte, Contagem, Ribeirão das Neves, Nova Lima, Juiz de Fora, Frutal, Uberlândia, Monte Verde e Delfim Moreira. Combinadas, elas representam 15 microcervejarias e mais de 90 cervejas a serem degustadas, mas Henrique afirma que o número é ainda maior. “Não colocamos todas no catálogo, mas existem regiões como Formiga, por exemplo, onde a atividade cervejeira está crescendo”.
Para Henrique, o ‘boom’ de cervejeiros no estado tem motivo. Enquanto os paulistas (maioria no guia, com 22 cidades) produzem a cerveja por tradição ou empreendedorismo, no caso dos mineiros a nova febre é resultado da paixão pelo lado gourmet da produção artesanal. “O mineiro descobriu que ele pode conhecer o dono da cervejaria, as instalações e o processo de fabricação da cerveja. Como consequência, um maior número de cervejarias começou a surgir no estado”.
Leitura e degustação
A sessão de autógrafos na Leitura do Pátio guarda uma deliciosa surpresa para os aficionados e plantão. Acompanhando Hélcio e Henrique estarão representantes de cinco microcervejarias mineiras – Krug Bier, Backer, Wäls, Taberna do Vale e Falke Bier, em uma degustação onde leitores poderão brindar com os autores no melhor estilo cervejeiro.
terça-feira, 7 de maio de 2013
ENCONTRO NACIONAL DAS ACERVAS TERÁ PALESTRAS QUE VÃO DA FABRICAÇÃO À DEGUSTAÇÃO
Fonte: FC Comunicação | Assessoria de Imprensa
Produtores e bebedores de cerveja se reúnem em Curitiba entre os dias 30 de maio e 1º de junho para participar do 8º Encontro Nacional das ACervAs – Associação dos Cervejeiros Artesanais que acontece no Hotel Mabu Parque Resort. Nos dois primeiros dias, o evento conta com um ciclo de palestras de nove experts abordando temas que vão da produção à harmonização de cervejas.
Nomes premiados
Abrindo o evento, Samuel Cavalcanti, cervejeiro à frente da premiadíssima BodeBrown, eleita cervejaria do ano no Concurso Brasileiro de Cervejas de 2013 , fala sobre o movimento cervejeiro no Brasil. Em seguida, Carlos Chiari dá uma aula de harmonização de cervejas artesanais com presunto cru e explica um pouco sobre produção e a controversa questão da legalização da cerveja artesanal.Produtores e bebedores de cerveja se reúnem em Curitiba entre os dias 30 de maio e 1º de junho para participar do 8º Encontro Nacional das ACervAs – Associação dos Cervejeiros Artesanais que acontece no Hotel Mabu Parque Resort. Nos dois primeiros dias, o evento conta com um ciclo de palestras de nove experts abordando temas que vão da produção à harmonização de cervejas.
Nomes premiados
Engenheiro de Bioprocessos e Biotecnologia, Marcelo Barga contará um pouco sobre sua experiência frente ao fantástico mundo das leveduras. "Gastronomia brasileira harmonizada; ingredientes, pratos e cervejas nacionais" será o tema da palestra do chef Ronaldo Rossi, que também é sommelier de cerveja, professor na formação de sommelires do Senac/SP e colunista da Revista da Cerveja.
Organizando o movimento
No segundo dia do encontro, 31 de maio, os argentinos Diego Castro e Sergio Picciani contam um pouco do seu envolvimento com a história de uma associação cervejeira, a Somos Cerveceros. “Madeira e Cerveja – Descendo a Lenha” é o tema da palestra de Agenor Maccari Jr., sócio-proprietário da empresa de insumos para bebidas 277BRW.
Ex-presidente da ACervA-PR, instrutor do curso de Produção de Cerveja na Panela da Cervejaria Escola Bodebrown, criador da Liga das Cervejas Extraordinárias e fabricante da renomada cerveja Morada, André Junqueira fala do caminho que a cerveja percorre da panela à prateleira. Para completar, o chef Allan Cunha, sommelier e chef formado pela Le Cordon Bleu de Paris, conta como a cerveja pode enriquecer seus pratos.
As inscrições para os eventos – palestras e atividades paralelas – já estão abertas no site oficial da Acerva (concurso.acervapr.com.br) com preços a partir de R$ 153. A festa de encerramento acontece na fábrica da cervejaria Way no dia 1º de maio junto com a premiação do VIII Concurso Nacional das Acervas.
Serviço: VIII Encontro Nacional das Acervas
DATA: 30 de maio a 2 de junho de 2013
LOCAL: Hotel Mabu Parque Resort
END.: Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2609 - Pinheirinho Curitiba - PR
INFORMAÇÕES: www.concurso.acervapr.com.br
Assinar:
Postagens (Atom)